Segundo a NR 07, os principais exames ocupacionais são:

  • Exames Admissionais – realizado antes da contratação do colaborador, visando avaliar suas aptidões físicas e mentais, de maneira a verificar se o mesmo está apto para a função desejada e se o exercício da função pretendida não trará agravos à saúde do mesmo.
  • Exames Periódicos– realizado em tempos pré-determinados para todos os colaboradores da empresa. O objetivo deste exame é o diagnóstico precoce de algum surgimento ou agravo à saúde do trabalhador. Os exames alterados poderão ser considerados Casos-Sentinela de algum possível descontrole no ambiente de trabalho, que deverá ser imediatamente investigado.
  • Mudança de Função –  realizado sempre o colaborador for transferido de função ou setor, desde que haja alteração nos riscos ocupacionais que o mesmo venha a se expor.
  • Exame de Retorno ao Trabalho – realizado em situações nas quais o colaborador permaneça afastado do serviço por período igual ou superior a 30 dias, por motivo de doença ou acidente, de natureza ocupacional ou não ou ainda no retorno ao trabalho após o parto.
  • Exame Demissionais – realizado até a data da homologação, e consiste em análise clínica ocupacional seguido de exame clínico, para avaliar as condições físicas e mentais do colaborador e observar se ocorreu algum agravo a saúde do mesmo no período em que este trabalhou na empresa em decorrência do trabalho desempenhado.

 

     Capacitado a avaliar, qualificar e quantificar os desvios funcionais dos órgãos e sistemas do corpo humano o Fisioterapeuta lança mão de instrumental próprio com fidedignidade científica propiciando a partir da emissão de Laudos Cinesiológicos, sendo uma ferramenta que auxilia na prevenção do aparecimento de lesões ligadas a atividades do ambiente de trabalho protegendo desta forma a empresa de passiveis trabalhistas.

 logo br fisioterapia brusque ergonomia